19 de março de 2013

O casamento em Caná da Galiléia

Olá amados,
a paz do Senhor!

Hoje trago algumas ideias para ilustrar o primeiro milagre de Jesus, realizado em um casamento em Caná da Galiléia.

E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo. E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. João 2:1-11

Ministrar essa aula na Escola Dominical foi muito gostoso, não só por falar do primeiro milagre que Jesus fez, mas também por descobrir os vários ensinamentos que este texto contém. É muito importante ler os textos antes e buscar entender quais as lições que eles ensinam, as semelhanças com as situações da nossa vida cotidiana, os costumes sociais daquela época e, principalmente, entregar a aula nas mãos do Senhor para que Ele fale e nos ensine do jeito que desejar.

Tente sempre trazer a memória das crianças situações que são do cotidiano delas, para que o texto fique claro em sua mente. Por exemplo:

E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
Com este trecho podemos ensinar aos pequenos que O Senhor Jesus não faz nada que não seja na hora certa. Ele não faz porque mandamos, mas sim quando Deus ordena. Isso nos ensina a esperar o tempo certo de Deus que, pra nós, pode até demorar um pouquinho, mas Ele sabe que é o momento apropriado para recebermos o milagre. Deixe as crianças falarem de quando pedem algo pra  Deus e desejam que o pedido seja respondido na hora. Conte experiências suas também.

- Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.
"Fazei tudo o quanto ele vos disser". Maravilha é obedecer a Deus. Quando obedecemos, cumprimos um mandamento e os céus se abrem. Lembre as crianças de alguns mandamentos: Adorar a Deus, obedecer pai e mãe, amar o próximo, ajudar os outros... Lembre que nem sempre é fácil obedecer, mas devemos nos esforçar ao máximo, pois Ele sempre tem o melhor para nossas vidas.

- Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.
Fico imaginando se estes homens pensaram: "Ué, é só encher o pote de água?", "Ele não vai impor as mãos ou sei lá, fazer alguma coisa?". Bom, mesmo que tenham pensado alguma coisa eles obedeceram a Deus e isso é que importa. Quando obedecemos o milagre acontece. Mesmo que, as vezes, O Senhor nos peça para fazer algumas coisas que não fazem sentido em nossa cabeça, devemos obedecer, pois somente Ele conhece o dia de amanhã e o que nos está reservado.


E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. 
Deus sempre nos reserva surpresas, hein! Lembre a criança que Deus sempre tem o melhor pra nossas vidas. As vezes o que é melhor nem sempre vem primeiro, mas isso nos permite aprender muitas coisas. Me lembro daquele versículo "A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. Ageu 2:9". Podemos relacionar também com a nossa ida para o céu. Embora, tenhamos muitas lutas aqui na Terra, por último, receberemos nosso galardão e estaremos ao lado do Pai!

A conclusão é que onde Jesus está o milagre acontece. Não importa se é algo que falta ou algo que até já está morto, Jesus tem o poder para fazer todas as coisas!!

Recursos visuais

Pra ilustrar o texto, fiz uma mesa como se fosse de um casamento. Com taças*, rosquinhas** (embrulhadas igual a bem-casado) e uma jarra com suco de uva. É muito importante que você lembre à eles que é SUCO, pois crianças não bebem!!


É importante buscar saber os costumes da época. Por exemplo, acabar o vinho em uma festa naquele tempo era uma falta de respeito com os convidados. Diga para as crianças pensarem o quanto é ruim ir em uma festa e, de repente, acabar o bolo!

Comecei contanto a história e fui servindo o suco nas tacinhas, quando cheguei ao ponto do "Acabou o vinho", a jarra estava vazia. Em baixo da mesa, tinha uma jarra com pó de suco de uva e uma com água. Quando falei que Jesus ordenou que enchessem as talhas fui enchendo a jarra com o pó. A água vai subindo em tom de vinho. Dá um efeito bem bacana e o olhinho dos pequenos brilham, mas não deixe de avisar que aquilo é pó de suco de uva. Sirva novamente o suco pra eles e encerre falando que o melhor ainda está por vir.

*Paguei R$ 4,50 em cinco tacinhas de plástico em uma casa de embalagens no bairro Penha de França, Zona Leste, São Paulo.

**Comprei rosquinhas de chocolate.


Embrulhe as rosquinhas na noite anterior a aula com papel celofane, assim você não corre o risco delas murcharem.


Depois do celofane, embrulhe com papel crepom. Usei o vermelho. Aprendi embrulhar neste vídeo http://www.youtube.com/watch?v=alfbVm-oZ_M

Enfeite como quiser. Coloquei um fitilho rosa para ficar mais parecido com doce de casamento


Solte a sua criatividade!

2 comentários:

TIA DENISE disse...

adorei a metodologia, parabéns!!!

Ellen Aguiar disse...

Glória a Deus, obrigada, amada Denise :)

Postar um comentário