"Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro". Mateus 13:24-30
.
"Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem;
O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno; O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça". Mateus 13:36-43
.
Texto áureo:
"Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a". I Pedro 3.11
.
O que é Trigo?
O trigo é uma gramínea, que significa ser capim, grama ou relva. Elas são plantas floríferas, plantas cuja a semente é protegida pelo fruto enquanto amadurece.
Quando as sementes estão prontas para germinar1, os frutos amadurecem e podem se abrir, liberando as sementes ao solo.
O trigo foi primeiramente cultivado no Médio Oriente. Há relatos de que há 8.000 anos uma mutação gerou essa planta com semente grande que não podiam espalhar-se pelo vento.
Para virar farinha de trigo ele passa por um processo de moagem para um conjunto de rolos raiados e lisos e muitas peneiras.
.
O que é Joio?
Assim como o trigo, o joio também faz parte das gramíneas (gramas, relvas ou capins). Cresce, geralmente, na zona produtora de trigo e é considerado uma erva daninha.
O joio e o trigo são tão parecidos que em algumas regiões é chamado de "falso trigo".
Quando madura é mais alto e pode ser separado do trigo. Ele tem talo rígido e flores na espiga e no grão de cor violeta. Pode ser venenoso e uma pequena porção moída com o trigo pode comprometer a qualidade do produto. O joio é amargo, indigesto, dá náuseas e tonturas.
.
Na Bíblia. A explicação da Parábola.
- O que semeia a boa semente é o Filho do Homem;
- O campo é o mundo;
- A boa semente são os filhos do reino;
- O joio são os filhos do maligno;
- O inimigo que semeou é o diabo;
- A ceifa é a consumação dos séculos;
- Ceifeiros são os anjos.
.
Comentários
Confesso que fiquei impactada quando comecei a estudar sobre as características do joio de do trigo. Como pode uma planta ser tão parecida com a gente? Ou nós é que parecemos com a planta? Bom, isso não importa, o que importa é com qual delas nos assemelhamos.
Nas informações que colhi, sobre essas gramíneas (nome cientifico para esses tipos de plantinhas), podemos encontrar alguns elementos que nos fazem refletir sobre nosso ser cristão. Começo pela descoberta de saber que o trigo faz parte das plantas em que a semente é protegida pelo fruto enquanto amadurece. Na explicação da parábola, Jesus diz que a boa semente são os filhos do reino. Penso que isso pode simbolizar a preparação e a proteção que O Senhor nos oferece a todo o tempo. Espiritualmente falando, enquanto o Senhor nos amadurece, Ele sempre está nos protegendo. Isso é constante, pois crescemos e amadurecemos para diversas situações. A biologia diz que essa semente é protegida pelo fruto até que ele esteja maduro para cair na terra. Todas as vezes que estudamos a palavra, nos dedicamos ao Senhor, estamos nos preparando para realizar o IDE. Estamos nos preparando para ir pregar a Palavra no solo, no campo, no mundo.
Algo muito interessante é que o grão do trigo é tão pesado que, mesmo que o vento sopre, ele não cai. Os grãos não se espalham, mesmo com o vento. O peso é tanto que os faz firmes. O que te lembra isso? Vai luta, vem luta. Sopra vento, acalma vento, mas nós estamos firmes na rocha que é Cristo. Quando produzimos os frutos do espírito - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22 - estamos andando de acordo com a vontade de Deus e nada pode nos deter.
Mas, o trigo não fica só no fruto abundante, dele é possível fazer a farinha de trigo. Fruto que é bom, sempre dá pra fazer alguma coisa dele. Pra isso, o trigo é moído muitas vezes e passa por várias peneiragens até que vire a farinha, fininha, leve, e de boa qualidade. Algumas lutas, dessa vida, até parecem moedores, mas tudo isso faz parte do processo que Deus criou para que eu e você fossemos servos bons e fieis e um dia estarmos com Ele, lá na Glória.
Falar do trigo é muito bom, mas tem o joio né. Aquele que faz tudo bonitinho, tá bem arrumadinho, mas por dentro... Ah, por dentro, é joio. O grão do joio também tem volume, mas não tem conteúdo, não é um grão verdadeiro. Se moer junto com a farinha e for ingerido faz mal. Quantas palavras vindas da boca de joios que nos fazem mal, hein?! As vezes pensamos "Mas, ele(a) tem cara de trigo. Quem vai acreditar nisso?" Pois é... Bom, as "plantas" são parecidas, mas na hora da colheita será possível notar quem é quem. Assim será o Grande Dia, aquele em que Jesus vem nos buscar. Ele vai separar o joio do trigo.
O foco da parábola está no fruto. O fruto define a qualidade da planta. Os frutos são tudo aquilo que produzimos de bom ou de ruim. É como olhar uma macieira e ver maças vermelhinhas e saber que alguém cuidou muito bem dela e olhar para uma outra macieira e só ver frutos mirrados, cheios de bichos, nota-se que não ligaram nem um pouquinho para o cultivo dessa árvore.
Como é que estão os nossos frutos? Estamos adubando nossa vida com a Palavra de Deus? Estamos regando as nossas raízes com a Água da Vida? Se sim, os frutos serão lindos, formosos, graúdos e poderão até abençoar/alimentar outras vidas. Se não, provavelmente ficarão podres e não servirão para nada, podendo até contaminar frutos antes tão saudáveis. Isso me faz lembrar do nosso testemunho, que é um fruto, né?
Meu Deus, escrevendo essas coisas tenho vontade de escrever outras que me vem a cabeça rs. A palavra de Deus é viva, muito viva. Quantas vezes ouvi falar sobre o Joio e o Trigo, mas nunca tinha atentado para o mistério dessa mensagem.
Eu sei que isso ainda é pouco, mas desejo e peço a Deus que, assim como eu fui impactada por esta Palavra, que você também seja e Ele te dê mais revelações sobre o Joio e o Trigo.
1 Germinar é o processo inicial do crescimento da planta.
Para ministrar essa lição, levei uma foto do joio e do trigo (acima), fiz uma maquete de uma plantação e uma lembrancinha de imã de geladeira. Veja:
Recortei um pedaço de isopor, pintei de verde, picotei papel crepom e colei para fazer o matinho |
Fiz uma parte com terra mesmo, simbolizando a plantação. |
Imprimi o semeador de trigo e o que plantou o joio, colei em um papel cartão pra eles ficarem durinho e colei um palito de dente pra afixar no isopor, igualmente fiz com a fornalha. |
Fiz o celeiro a partir desse modelo. É só imprimir em uma folha A4, recortar e montar :) |
Como lembrancinha, recortei o formato de um saquinho no EVA, colei um lacinho de barbante e dois raminhos de trigo por trás do enfeite. Cole um imã e pronto ♥ |
Você também pode utilizar esse visuais super lindinhos:
0 comentários:
Postar um comentário